No mundo todo e também no Brasil, o marketing tem sofrido muitas
influências que obrigam os empresários a se adaptar. Entre elas:
- Globalização: as empresas devem pensar em mercados internacionais
- Planos econômicos: os mercadólogos devem estar atentos aos sinais da
economia
- Valorização do consumidor: os consumidores de hoje exigem mais e são
assediados por um número enorme de concorrentes.
- Valorização dos funcionários: funcionários motivados refletem uma
empresa de qualidade para os clientes
- Qualidade: Muitos citam os programas de qualidade total como
modismos. No entanto, sabe-se que as empresas que não perseguirem
programas de qualidade estarão sem vantagem competitiva na primeira
década do século XXI.
- Modismos da administração: Uma nova preocupação diz respeito aos
modismos da administração. Os mercadólogos devem ter cautela na
utilização destes modismos, pois nem sempre os programas
recomendados se ajustam à realidade das empresas brasileiras.
- Outras pressões: com avanços tecnológicos quase diários, as empresas
devem estar atentas para oferecer aos clientes as novidades do mercado
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