Translate

Trabalhe em casa e ganhe R$ 4.650 ( p/mês ), Clique na imagem !!!

Mercado Livre

Bom Negocio.com

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Miopia em Marketing

Miopia em Marketing é uma obra prima de Administração e Marketing, escrita pelo Administrador Theodore Levit, o texto relata a história de algumas empresas que por não terem uma visão em marketing e focar apenas em vendas de produtos e lucro quase chegaram ao declínio, enquanto outras que se moldaram e atenderam à satisfação dos clientes sobreviveram ao mercado. 

No decorrer da leitura o Administrador cita alguns exemplos de como esses fatos se desenvolveram, como empresas que não se preocuparam em conhecer o Mercado de atuação, fazer um estudo dos seus públicos, suas exigências, melhor forma para atender suas necessidades não tiveram visão para ampliar os seus negócios.

São citados exemplos de empresas que no início não conheciam bem sua área de atuação, tipo de mercado e viram na criação de novos produtos e serviços uma ameaça, e não uma fórmula para um melhor desenvolvimento e ampliação dos negócios. Entre estas estão: As Ferrovias em relação ao Setor de transportes, e o cinema em relação à televisão.

Miopia em Marketing é focar apenas na venda de produtos no lucro, ao invés de colocar em primeiro lugar à satisfação dos clientes. Na continuação do texto o administrador deixa claro o exemplo de Setores que precisaram se conscientizar da mudança, investir em novos estudos, conhecer mercado necessidades do seu público alvo (clientes), investir em recursos e criação de novos produtos.

Setor Têxtil, setor automobilístico e o de Petróleo. Os que se mantiveram fiéis aos seus antigos padrões perderam espaço para os que inovaram. Um dos principais exemplos citados é o das Mercearias em relação aos supermercados. Além de muitos outros, ao concluirmos a leitura percebemos que Empresas com visão em Marketing:

Oferecem um diferencial; sabem empreender, inovar, assumem riscos. Estudam o mercado para se desenvolver no ramo de negócios, investem em recursos, Para melhoria da qualidade de produtos e serviços, estabelecem uma comunicação eficaz com os públicos, e oferecem um ambiente de trabalho satisfatório aos funcionários, garantindo a excelência no atendimento e à plena satisfação dos seus clientes.

Atualmente a Miopia em Marketing ainda se faz presente em muitas Organizações. O mundo é de competitividade e o mercado vive sempre em transformação, é necessário que algumas empresas abram os olhos, para o marketing focado em atender às necessidades dos clientes, hoje o fator preço é importante, mas não é primordial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer aprender mais ?

Curso Corel Draw vídeo 01